Qual é o significado dos meses coloridos?
Com a finalidade de eliminar o tabu do exame retal entre homens e prevenir contra o câncer de próstata, teve início na Austrália, o simbolismo do laço azul para o mês de Novembro.
Esse movimento se expandiu para o mundo e, no Brasil, cada vez mais ganha corpo com as divulgações independentes de nichos que almejam expandir a conscientização para os cuidados com indivíduo como um todo.
Os meses coloridos, como popularmente é conhecido, são representados por laços nas respectivas cores das campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul e, têm um significado profundo, além de desempenharem um papel crucial na promoção da conscientização, prevenção e cuidado com a saúde. Cada campanha associada a um mês específico aborda questões de grande importância social, e a utilização das cores tem um propósito simbólico e prático.
1- Janeiro Branco: mês da conscientização da Saúde Mental.
2- Fevereiro Roxo: mês da conscientização do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
3- Março Lilás: mês de conscientização do câncer de colo de útero.
4- Abril Azul: mês de conscientização do Autismo.
5- Maio Amarelo: mês de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.
6- Junho Vermelho: mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
7- Julho Amarelo: mês de conscientização sobre as hepatites virais.
8- Agosto Dourado: mês de conscientização sobre o aleitamento materno.
9- Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção ao suicídio.
10- Outubro Rosa: mês de conscientização sobre câncer de mama.
11- Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata.
12- Dezembro Laranja: mês de conscientização sobre o câncer de pele.
A importância dessas campanhas vai além do simbolismo das cores; elas proporcionam uma oportunidade para que a sociedade como um todo se una na luta contra doenças específicas, promovendo a educação, a conscientização e a solidariedade. Além disso, destacam a necessidade de um cuidado contínuo com a saúde, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce de condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Outras campanhas também são incluídas aos meses do ano, o que pode dar o tom colorido diferenciado àqueles que aqui foram relacionados.
Contudo, o que mais importa é que a conscientização e prevenção funcione na prática, com elaboração de palestras, com a distribuição de conteúdo cuja finalidade seja informar e explicar sobre os cuidados com a saúde.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!